All fields are required.

Close Appointment form

IN VIVO – Pele Negra

PELE NEGRA /Beleza com Saúde – Renovação da pele a partir de dentro

Tão importante quanto o tratamento de estética, os cuidados internos são a base da beleza.
A saúde interior afecta a saúde exterior, isto acontece porque o nosso corpo é o reflexo de tudo o que lhe fazemos, seja pela alimentação, seja pelo tipo de cuidados que temos com ele.

Para termos uma boa aparência a nossa pele deve ser cuidada e nutrida de dentro para fora, afinal ela é o espelho do nosso corpo. Deve ser um bem estimado.

Estabelecer um regime de beleza abrangente é essencial para manter a pele perfeita. Uma alimentação cuidada, o sono equilibrado, exercícios regulares e cuidados diários, ajudam a ter esse equilíbrio.

A especialista alerta, que o “bem – estar do corpo” e da pele deve ser sempre acompanhado por cuidados básicos diários.
A limpeza da pele é essencial para eliminar as células mortas, a sudorese e as secreções naturais da pele, além de resíduos de poluição e maquilhagem.

As necessidades da sua pele alteram-se consoante as estações do ano, a sua idade, as flutuações hormonais, a alimentação e o estilo de vida.

Para dar inicio a uma vida mais saudável e equilibrada, procure a ajuda de profissionais qualificados que lhe possam estabelecer um programa de orientação e manutenção adequado ao seu perfil.

A PELE

A pele é uma estrutura do organismo humano desenhada para proteger o homem das agressões que recebe do exterior.
Possui mecanismos de defesa naturais que protegem o homem frente à ação dos raios solares.

A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respetivamente.
* Pele morena clara raramente queima e sempre bronzeia.
* Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia.
* Pele negra, nunca queima, sempre bronzeia.

CUIDADOS BASICOS – BEM ESTAR

A pele negra é mais resistente á passagem do tempo, menos propensa a rugas, estrias e flacidez, porque, na sua formação há mais produção de melatonina(MLT), é mais resistente ao sol mas apesar disso precisa de ser protegida dos efeitos nocivos que este causa, sobretudo o câncro de pele.

Apesar dessa resistência, as células de pigmento trabalham mais rápido, o que pode levar a uma resposta mais rápida no processo de invasões inflamatórias, por isso é mais susceptível de acumular manchas (melasma) e cicatrizes salientes (quelóides).

A melanina (ML), torna-a mais oleosa que os outros tipos de pele, o que promove um risco maior no surgimento de acne, pontos negros e por vezes foliculite, quer no rosto, quer no corpo.

A foliculite é uma inflamação que dá origem a pequenos pontinhos “bolinhas” no corpo ou no rosto. Isto acontece porque os pelos crescem mais juntos e encravam, causando este tipo de inflamação.
Para prevenir o melasma, muito comum no rosto, deve-se cuidar diáramente da aparência com pequenos cuidados básicos de higiene e limpeza, como por exemplo; lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabão de ph neutro.
Entre eles está uma boa manutenção de hidratação do corpo, através do consumo regular de água, de proteção solar e acima de tudo uma alimentação rica em minerais, fibras e vitaminas, sobretudo estas últimas só se encontram em quantidades adequadas para uma boa nutrição, nos alimentos em estado natural, como por exemplo, as frutas.

Tratamentos específicos:
Este tipo de pele pode fazer uso de quase todo o tipo de tratamentos de estética, com os cuidados necessários.

Os tratamentos de estética natural com procedimentos fitominerais específicos com argilas e máscaras terapêuticas e de estética, óleos essenciais já celebrizados pela Rainha Cleópatra do Egipto, associados ás modernas tecnologias, dão á pele escura o equilíbrio perfeito ao longo do ano, sobretudo porque contribuem para o controle da oleosidade, clareiam as manchas e combatem a inflamação da foliculite e do acne.

Um exemplo interessante de tratamento à base de argila terapêutica e de estética é o de controle da oleosidade do rosto e dos cabelos, um bom atrativo para a clientela feminina e masculina.
“A redução da oleosidade cutânea por meio de máscaras feitas com o ativo é intensificada duas horas após a aplicação”.
Esse efeito secativo contínuo é significativo, já que, após uma limpeza comum com outros agentes, a pele recupera os níveis de sebo anteriores em pouco mais de uma hora”

As regiões dos cotovelos, joelhos e pés, que por vezes ressecam, ficam mais macias.
Uma pele devidamente cuidada deve ser acompanhada com tratamentos personalizados de acordo com o Biotipo de cada pessoa, O resultado define-se por uma pele de aspecto mais saudável.
Hoje já se sabe que a beleza esta diretamente ligada à saúde, salvo em algumas poucas exceções.

O corpo reflete no exterior aquilo que lhe vai por dentro, o perfeito funcionamento dos seus órgãos reflete diretamente na beleza humana, assim beleza e saúde andam sempre muito próximas uma da outra.

Paula Mouta/ 2014.