o equilíbrio da postura
Oclusão e Postura
O que é?
Nesta apresentação vou tentar resumidamente explicar a importância na vida humana do sistema estomatognático.
É composto por músculos da face, articulação temporo-maxilar e dentes.
Ainda que passe despercebido à maioria dos médicos nomeadamente aos médicos dentistas, é de uma importância fundamental para a saúde e bem-estar geral do ser humano e equilíbrio do sistema estomatognático com o postural.
Qualquer desequilíbrio funcional no sistema estomatognático quer seja muscular, articular ou oclusal vai refletir-se no sistema postural.
Ou seja um desequilíbrio oclusal vai interferir na postura, disfunção ATM e músculos mastigatórios.
Vamos supor que por razoes diversas houve uma perda de um dente na mandibula. O mais frequente é o 1º molar inferior.
Fica um espaço que tendencialmente os antagonistas e agonistas tendem a ocupar o espaço movendo-se.
O antagonista faz extrusão por falta de apoio. Os agonistas migram para ocupar o espaço.
É nesta movimentação que se instalam os problemas patológicos com contactos prematuros desequilibrando a ATM e postura do corpo em geral na cintura escapular (ombros), bacia e coluna vertebral.
O ser humano com grande capacidade de adaptação tenta com a coluna equilibrar a postura
Com a permanência dos problemas oclusais / ATM inicia-se o processo de desvios dos discos articulares na coluna vertebral e artroses nos ombros, bacia e meniscos articulares da ATM.
O dentista especialista através de um exame rigoroso da ATM, músculos e testes de alongamento dos braços, pode diagnosticar a situação e proceder à correcção de movimento de desequilíbrio oclusal.
Neste processo também interfere a patologia do “bruxismo” e apertadores de dentes.
Com o ranger dos dentes pode haver um desgaste mais predominante do lado mais insistente. Levando ao desequilíbrio oclusal e consequentemente postural.
O apertador de dentes, não range os dentes “bruxismo”, mas provoca a sobrecarga nos dentes dando ao complexo proprioceptivo alveolar, o efeito de extrusão dentária levando ao contacto prematuro com o antagonista.
A consulta de um especialista em oclusão pode aliviar muitos problemas de saúde que por vezes não é fácil de tratar em consultas de outras especialidades médicas.
A consulta de seis em seis meses no dentista pode melhorar muito a nossa qualidade de vida.
Olívio Lopes Dias
Médico Dentista